Ir para o conteúdo
  1. Home/
  2. Blog/
  3. Justiça climática é sobre as pessoas e o planeta
Pessoa segurando um globo

Justiça climática é sobre as pessoas e o planeta

ilustrações de folha
A crise climática está aqui. E está piorando. Precisamos de uma política climática que seja para o nosso planeta e para as pessoas comuns que nele vivem. Para as próximas sete gerações.

Do aumento das temperaturas da superfície do planeta terra ao aumento nos casos de asma, a crise climática está aqui. E está piorando. Os cientistas nos dizem que nosso tempo para manter o aquecimento global abaixo de 1,5 graus Celsius está se estreitando [1]. Não podemos negociar com incêndios florestais e o aumento do nível do mar. Não podemos negociar com cidades inundadas ou a perda de habitats naturais. Somente os humanos podem retardar as mudanças climáticas que eles mesmos causaram. Para garantir um futuro saudável para as próximas sete gerações, precisamos nos desfazer dos combustíveis fósseis e investir em uma economia de energia renovável que priorize a saúde das pessoas e do planeta acima a indústria de combustíveis fósseis. Precisamos de uma política climática que seja para o nosso planeta e para as pessoas comuns que nele vivem. Especialmente as comunidades marginalizadas e mais vulneráveis, mais afetadas pelas mudanças climáticas. É assim que criamos um mundo mais seguro e justo hoje e construímos um futuro com clima mais saudável para as próximas sete gerações. 

Devemos acabar com os combustíveis fósseis 

Para manter o aquecimento global abaixo de 1,5 graus Celsius, precisamos de grandes mudanças nos sistemas que produzem nossa energia e nas indústrias que fabricam nossos produtos. A única maneira de desacelerar o aquecimento global, e proteger esta e as futuras gerações, é manter os combustíveis fósseis no solo e investir em uma transição para uma economia de energia renovável. Projetos de combustíveis fósseis são desastres de saúde e de justiça para as comunidades mais vulneráveis. Estamos pedindo ao presidente Biden que pare com a Linha 3 e estamos pedindo aos líderes mundiais que parem de investir em combustíveis fósseis e invistam em energia renovável. 

É assim que mudamos para uma economia baseada em energia limpa. Aqui estão alguns próximos passos essenciais que pedimos aos líderes mundiais: 

  1. Manter os combustíveis fósseis no solo: Não podemos alcançar uma transição justa se os combustíveis fósseis poluentes continuarem sendo extraídos e usados. Precisamos manter os combustíveis fósseis no solo e acabar com o apoio federal e os subsídios para a extração de combustíveis fósseis. Isso é fundamental para atingir as metas climáticas por cientistas e pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). 

  2. Transformar nossa infraestrutura desatualizada de combustíveis fósseis: Essa transformação começa com uma infraestrutura focada em energia renovável para todos, edifícios com eficiência energética e transporte mais limpo. Não se trata apenas de eletricidade. É sobre a construção de um novo tipo de economia baseada nos princípios de equidade e justiça. 

  3. Impulsionar a economia circular: É essencial eliminarmos os resíduos de embalagens descartáveis ​​e projetar sistemas mais eficientes e sustentáveis ​​para reutilização, reciclagem e compostagem. E, no entanto, sem as etapas 1 e 2 que mantêm os combustíveis fósseis no solo e transformam os sistemas construídos sobre eles, nenhuma inovação nos levará a uma economia circular. 

Levantando a bandeira da mudança 

Sempre usamos nossa voz e agimos para ajudar a promover mudanças e aumentar a conscientização sobre as questões que mais importam - desde a divulgação de ingredientes incluiria até a mudança para energia 100% renovável, e estamos orgulhosos de estar ao lado de ativistas da justiça climática em todo o mundo que estão exigindo ações para esta e as futuras gerações. 

Para fazer a nossa parte, a Sétima Geração está sempre se esforçando para tornar seus produtos mais sustentáveis, buscando reduzir sua pegada de carbono e se tornar uma empresa de desperdício zero até 2025. Estamos comprometidos em lutar por justiça climática e continuaremos a usar nossas plataformas para amplificar as vozes daqueles que estão na linha de frente da crise climática. 

Continuamos apoiando as comunidades mais vulneráveis e o seu trabalho pela justiça climática. 

Como seguimos em frente? 

Agora vem a parte difícil. Não podemos fazer isso sozinhos. A crise climática é um grande problema sistêmico criado ao longo do tempo. Somente mudanças ousadas e sistêmicas podem nos ajudar a evitar seus piores impactos e construir um futuro mais saudável. É por isso que é tão importante que a comunidade empresarial vá além da sustentabilidade e se comprometa a defender soluções climáticas baseadas na ciência e na justiça. 

Mas isso não é suficiente. Não está mais em debate que a mudança climática é o desafio mais urgente que nosso mundo enfrenta hoje. E, com os cientistas nos alertando [2] que o tempo está se esgotando quanto às nossas chances de desacelerar os efeitos mais prejudiciais à saúde e ao meio ambiente causados pela queima de combustíveis fósseis, a hora de agir chegou – e é já. 

Podemos fazer isso se fizermos juntos. Vamos começar agora. 

[1] https://www.climaterealityproject.org/blog/why-15-degrees-danger-line-global-warming  

[2] https://www.bbc.com/news/science-environment-48964736